VALORIZAR A MANUTENÇÃO MUSCULAR

Os músculos são tecidos unidos aos ossos por tendões e têm como função a movimentação esquelética através da contração e extensão das suas fibras.  A maioria dos movimentos musculares nas atividades diárias são de contração; a extensão é, normalmente, passiva.

No decorrer da vida brincamos, caímos e saltamos, particularmente no período da infância; depois praticamos desporto, dançamos, nadamos na adolescência e finalmente na idade adulta, entramos no mundo do trabalho e do stress. Pegamos em pesos, praticamos movimentos repetitivos e habituamo-nos a más posturas, sem mencionarmos as consequências que podem trazer aos nossos músculos todos os acidentes, quedas e traumas que experienciamos ao longo da vida.

Todas estas atividades provocam contraturas musculares e por vezes espasmos crónicos que, não tratados, poderão provocar problemas de saúde como tendinites, bursites, ruturas musculares, hérnias discais, dor ciática, nevralgias, dormências, problemas de circulação e disfunções articulares (subluxações), entre muitos outros.

 

A IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS

O alongamento é um exercício que contribui para melhorar a flexibilidade e a manutenção dos músculos através do estiramento das fibras musculares a fim de voltarem a uma posição neutra e saudável.

Existe uma variedade de benefícios na prática diária de alongamentos que contribui para a melhoria da saúde de quem os pratica.

 

5 RAZÕES PARA ALONGAR

  1. FLEXIBILIDADE é sinónimo de juventude! Na infância, somos todos flexíveis. Se quiser sentir-se jovem, alongue duas vezes por dia, durante um período de 10 minutos.
  2. O trabalho e o desporto criam CONTRATURAS constantemente. Para evitar doenças degenerativas, acidentes ou traumas, prepare os seus músculos para a atividade física. Aproveite as pausas para alongar os músculos que mais utiliza durante o dia para criar maior resistência aos esforços, evitando inflamações nos tendões.
  3. Músculos contraídos limitam a CIRCULAÇÃO sanguínea. Se esta ação se mantiver de forma contínua, o sangue terá dificuldade em chegar ao coração, causando mais cedo ou mais tarde condições patológicas como varizes ou tromboflebites. Alongar os músculos estimula uma melhor circulação e permite um estiramento das veias e artérias, proporcionando o retrocesso da variz, caso não esteja em estado avançado. 
  4. Todas as pessoas com artroses e osteoporose têm falta de MOVIMENTO articular e de flexibilidade. Para evitar o desenvolvimento destas doenças deve-se iniciar um programa de alongamentos leve, onde gradualmente se verá o progresso e o alívio das dores.
  5. Uma das causas mais comuns das CIRURGIAS às ancas, joelhos, hérnias discais, músculos e tendões, é a contratura muscular crónica por falta de alongamentos.  Com o passar dos anos, a falta de estiramento muscular tem como consequência a aproximação dos ossos no seu ponto articular, causando mais stress e desgaste na articulação e nos tecidos envolvidos.

 

QUAL A IDADE CERTA PARA INICIAR OS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTOS?

Os exercícios de alongamentos podem ser praticados por pessoas de qualquer idade, desde que o corpo o permita. Um dos grandes benefícios da prática de estiramento muscular incide no alívio das dores de crescimento, que muitas vezes os bebés ou as crianças vivenciam nos períodos de maior desenvolvimento ósseo e muscular ao longo da infância. Para as pessoas com limitações físicas ou com mais idade, é recomendado seguir as orientações de um profissional de saúde ou de um treinador, com competências na área do treino físico ou da reabilitação muscular.

 

Não demore a consultar o seu quiroprático, a fim de evitar um agravamento da sua condição física!
Fale connosco através dos nossos contactos.

 

COMO PODE A QUIROPRÁTICA CONTRIBUIR NA SUA SAÚDE MUSCULAR E FLEXIBILIDADE?

É um facto científico que melhorar a função articular e nervosa do corpo contribui no aumento da capacidade e função muscular. Os quiropráticos têm mais de 5000 horas de formação em várias áreas das ciências da saúde que lhes permitem diagnosticar e cuidar dos diferentes desafios neuro-músculo-esqueléticos que ocorrem no dia-a-dia dos seus pacientes. Se tiver dificuldade em fazer alongamentos por limitação de movimento ou porque sente dores, interrompa de imediato o exercício e consulte um quiroprático devidamente certificado*. Através de uma avaliação personalizada, o seu quiroprático poderá detetar a causa do problema e recomendar-lhe os cuidados necessários à boa recuperação do seu problema biomecânico incluindo, certamente, uma série de alongamentos adequados às suas necessidades.

 

O QUE É A QUIROPRÁTICA?

A quiroprática é uma profissão de saúde que tem por finalidade ajudar a restabelecer a função nervosa, muscular e articular do corpo humano através de ajustamentos articulares na coluna vertebral e membros apendiculares. A quiroprática baseia-se no facto científico de que o sistema nervoso controla e regula todas as funções do organismo; aquando uma interferência física, química ou mental, o organismo pode perder a sua capacidade fisiológica de se regenerar e trabalhar corretamente, ocasionando por vezes dores e doenças. Os cuidados quiropráticos são, na maioria dos casos, manuais e indolores e não necessitam de cirurgias ou de medicação.

“A quiroprática no alívio da dor de cabeça”

A quiroprática no alívio da dor de cabeça - Workshop de Saúde Física de Dr Fabricio Violante

“Como ser um atleta vencedor com a quiroprática”

Como ser um atleta vencedor com a quiroprática - Workshop de Dr Fabricio Violante

“Acabe com às dores de costas sem cirurgias ou medicação!”

Acabe com as dores de costas sem cirurgias ou medicação - Workshop de Saúde Mental e Emocional - Dra Maria Donlo

“Liberte-se da dor ciática para sempre”

Liberte-se da dor ciática com a ajuda da quiroprática - Workshop de Saúde Física - Dra Maria Donlo

“Acabe com às dores de costas sem cirurgias ou medicação!”

Corrigir as tendinites e bursites para sempre - Workshops de Saúde Física de Dr Fabricio Violante