Todos desejamos viver muitos anos com saúde e com a máxima qualidade de vida.
Mas, como é isso possível?
O ser humano tem saúde, quando todas as partes do seu corpo estão a funcionar ao máximo das suas capacidades. Isso só é possível se respeitarmos os sete elementos essenciais da saúde: saber respirar, comer, beber, exercitar, descansar, pensar e ter um sistema nervoso em ótimas condições.
Todos os sistemas do nosso corpo estão ligados entre si. Como? Mediante o sistema nervoso! O sistema nervoso é formado pelo cérebro, a medula espinhal e as suas ramificações nervosas (os nervos) que podem atingir 70 km de longitude e chegam até cada célula e órgão do nosso corpo criando uma ligação, uma conexão com o cérebro. Este sistema nervoso está protegido pelo crânio e pela coluna vertebral. Mas, por vezes, com certos traumas, acidentes, quedas, más posturas e movimentos repetitivos, as articulações do crânio e da coluna deslocam-se de forma subtil e iniciam uma patologia chamada subluxação vertebral. Por sua vez, esta subluxação vertebral comprime as raízes nervosas e interfere na comunicação entre o cérebro e os nossos órgãos, causando, a médio e longo prazo, deficiência nas áreas afetadas, podendo chegar até a um estado de doença.
Em termos simples, a coluna vertebral é como se fosse o “quadro elétrico” do nosso corpo e cada uma das suas articulações fossem um fusível. Os nervos espinais seriam os fios elétricos que conectam cada fusível com cada um dos nossos órgãos. Uma subluxação vertebral equivale a um fusível que está desligado, impedindo que a corrente elétrica chegue até ao eletrodoméstico (i.e. o órgão). Esta falta de circulação acabará por criar sinais e sintomas no órgão afetado (arritmia, asma, obstipação, constipações frequentes, infertilidade, problemas de tiróide…) assim como algumas disfunções mecânicas (hérnias discais, ciática, tendinite, artrose, dores musculares/articulares, dores de cabeça…).
Podemos exemplificar:
Um jovem está a jogar à bola e leva um empurrão que o obriga a cair. Sem grandes ferimentos, o jovem levanta-se, mas não se apercebe que a vértebra D2 se desalinhou do posicionamento normal. Uns dias mais tarde, o jovem começa a queixar-se de dificuldades respiratórias, faz todos os exames tradicionais e nada se encontra. O problema continua e, um mês mais tarde, é-lhe diagnosticada asma e começa a usar bomba para aliviar os sintomas. É obrigado a deixar o seu desporto preferido, pois agora o corpo não consegue suportar as exigências respiratórias deste desporto.
O que aconteceu aqui? Com a queda, o jovem provocou um “desalinhamento” na área da coluna (subluxação) que impede uma comunicação normal e eficiente entre o cérebro e os pulmões, impedindo-os de receber a corrente necessária para uma normal dilatação.
A quiroprática é profissão de saúde, por excelência, que cuida da coluna vertebral libertando-a de interferências e permitindo a ótima comunicação entre o cérebro e os órgãos. Com manobras suaves e seguras (ajustamentos), o quiroprático restabelece o bom funcionamento do sistema nervoso, através da correção postural e biomecânica da coluna. Assim, os pacientes que recebem tratamentos quiropráticos regularmente terão o potencial necessário para viver uma vida longa e desfrutar de uma maior qualidade de vida.
Será que está ligado a 100%?
Faça uma avaliação postural sem custos no nosso Centro e perceba melhor a causa dos seus sintomas.
INSCREVA-SE NO NOSSO WORKSHOP!
“7 elementos essenciais para um sistema nervoso saudável”
A quiroprática é uma profissão que tem contribuído para a saúde e o bem-estar de milhares de pessoas, desde 1895. Não só é a terceira maior profissão de cuidados de saúde de primeiro contacto do mundo, como também proporciona uma abordagem holística às várias doenças de…