Afinal… o que é a Escoliose?
Causas da escoliose
A escoliose é uma curvatura anormal lateral da coluna vertebral, que pode medir-se e detetar-se com a ajuda de radiografias e outros testes especializados.
Esta alteração da coluna afeta cerca de 8% dos adultos com menos de 25 anos e, aproximadamente, 68% dos adultos com mais de 60 anos. A escoliose pode ser classificada de duas formas: escoliose estrutural e escoliose funcional.
Escoliose estrutural e escoliose congénita
A escoliose estrutural é congénita, o que significa que a pessoa nasce com ela.
No entanto, a escoliose funcional é desenvolvida ao longo dos anos devido a vários fatores:
- deformações congénitas no sistema músculo-esquelético (por exemplo: perna mais curta),
- traumas na prática de atividades físicas, desporto ou no trabalho,
- crescimento rápido sem apoio de exercícios musculares nas crianças,
- falta de alongamentos musculares,
- más posturas,
- desalinhamentos biomecânicos das articulações da coluna vertebral (subluxações).
Todas as funções do nosso corpo são controladas e dependentes do bom funcionamento do sistema nervoso. Formado pelo cérebro, medula espinhal e nervos espinhais, o sistema nervoso está protegido pelo crânio, vértebras da coluna e ossos da bacia.
As irritações que produzem os desalinhamentos da coluna vertebral podem alterar a função do sistema mestre do nosso corpo. O professor Dr. Chung Ha Suh, da Universidade de Colorado, determinou, no decorrer dos anos 70 e 80, que o desalinhamento das vértebras pode causar compressão das raízes nervosas na coluna e, assim, reduzir os impulsos nervosos em 60% com apenas uma pressão equivalente ao peso de uma pena. Sem esta energia vital, o corpo acaba por enfraquecer e deteriorar-se até ao estado de doença.
Como pode a quiroprática ajudar na escoliose?
A formação dos doutores em quiroprática, similar à dos médicos, permite-lhes diferenciar as várias causas da escoliose e recomendar o melhor plano de tratamento conforme o tipo de escoliose presente. É importante anotar que existem limitações à correção de uma escoliose estrutural, ao contrário da escoliose funcional que pode atingir um grau de correção de 100% dependente de vários fatores como a idade ou a qualidade óssea e articular da coluna vertebral do paciente.
No Centro Quiroprático Nova Vida, o doutor de quiroprática consegue, através de um estudo biomecânico e radiográfico, identificar os pontos de interferência nervosa e planear um programa de correção que permita otimizar a função, tanto do sistema nervoso como da coluna vertebral e, consequentemente, aumentar a sua saúde.
O que é a escoliose?
Se pretende fazer um exame preventivo para a deteção da escoliose ou se sofre de escoliose e gostaria de saber como a quiroprática pode ajudá-lo a aumentar a sua qualidade de vida, não hesite e marque uma consulta no nosso Centro!
Para mais informação contacte-nos e saiba a data dos nossos próximos workshops de saúde.